quinta-feira, 7 de junho de 2012

AFETIVIDADE e combate à VIOLÊNCIA...

                                AFETIVIDADE x SENSUALIDADE = AMOR CONJUGAL


                                         A VIOLÊNCIA EM TODAS AS SUAS FORMAS

A violência - expressão máxima do sentimento de MEDO e IMPOTÊNCIA - aparece em todas as instituições sociais, desde o núcleo mais íntimo, que é a família, passando pela escola, até atingir as grandes instituições sociais. Assim, vamos ter o aparecimento daquilo que chamo de "PSICOPATOLOGIAS DO CONTATO", que são:

* O CONSENTIMENTO: patologia expressa no núcleo familiar, caracterizada pelo abuso físico, sexual, psicológico da criança;
 
* A INVEJA: patologia em que a violência está presente o tempo todo;

* A DESIDENTIFICAÇÃO: ou perda "noção-de-si", onde o sujeito perde ou não consegue construir sentimentos de solidariedade, gratidão, caridade, etc.;
 
* O USO DO DINHEIRO COMO PODER: que "castra" a afetividade e a elimina;

* A SEDUÇÃO: que é  a apresentação de um "falso afeto", cuja única meta é o "uso" do outro;

* A SEDIÇÃO: que é um movimento de destruir, no social, lugares físicos ou simbólicos.



 

                                                FAMÍLIA, ESCOLA E VIOLÊNCIA

A violência vivida na família vai ser mostrada na ESCOLA, aonde professores, pais e alunos vão se confrontar por "NÃO ACEITAREM REGRAS", e a escola e  pais ainda não se definiram sobre qual "PEDAÇO" do ALUNO/FILHO pertence a cada um. Assim, o PROFESSOR, impotente para controlar o comportamento ou para desencadear o DESEJO DE APRENDER em seus alunos, tornam-se VIOLENTO, com AULAS PERVERSAMENTE DIFÍCEIS E PROVAS PUNITIVAS. O ALUNO, sem desejo de aprender e impotente contra a INSTITUIÇÃO, AGRIDE o professor, o colega e a própria instituição, criando REGRAS INFORMAIS E FOMENTANDO O  APARECIMENTO DE GANGUES - que é o SINAL social BÁSICO da impotência. E os PAIS, divididos entre o desejo de ver o filho DIPLOMADO e de ver a escola como PARCEIRA, agridem o FILHO com CASTIGOS E PENAS, e a ESCOLA com queixas contra professores e a organização.

A MÍDIA E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO

A função mais importante do EDUCADOR - PAIS e PROFESSORES - é a de MEDIAR a constituição simbólica da CRIANÇA, fazendo com  ela uma PARCERIA = facilitar, promover e motivar a APRENDIZAGEM, assim como permitir o aparecimento de um EU que PENSA, que DESEJA,de DISTINGUIR, que SENTE.
O que torna o ADULTO e a CRIANÇA reféns de uma "LINGUAGEM DO PRAZER"  é o   conjunto de mensagens SEDUTORAS, MENTIROSAS e VIOLENTAS que a MÍDIA joga para dentro das INSTITUIÇÕES FUNDAMENTAIS DA VIDA: a FAMÍLIA e a ESCOLA.

A  AFETIVIDADE: sua EVOLUÇÃO e seu PREJUÍZO 

Lembrando que a ESTRUTURAÇÃO da afetividade se dá em FASES: ORAL, ANAL, FÁLICA, LATÊNCIA, ADOLESCÊNCIA E GENITAL - e essas fases têm como condição de realização a presença da EDUCAÇÃO e do EDUCADOR, mas como vivemos um momento histórico-social de profunda impotência e enorme violência, é lógico que a EVOLUÇÃO SAUDÁVEL DA AFETIVIDADE será PREJUDICADA. O prejuizo fundamental é a não evolução PSICOLÓGICA, ocorrendo somente a FISIOLÓGICA. Essa distância vai aparecer entre a MATURIDADE do CORPO e a IMATURIDADE do PSIQUISMO,que pode produzir doenças como a COMPULSÃO ao PRAZER IMEDIATO, a impotência para se tornar um EU, e o desencadear uma ação violenta contra tudo aquilo que não significa PRAZER.


Dr. Ivan  Roberto Capelatto - Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta
Revista: BRASIL Cristão - Maio/2012

BOA LEITURA...

ARMADILHAS DA MENTE...


AS QUATRO ARMADILHAS DA MENTE:

1. O CONFORMISMO;

2. O COITADISMO;

3. O MEDO DE RECONHECER OS ERROS...;

4. O MEDO DE CORRER RISCOS...

(AUGUSTO CURY)

AMADOS,
Não adianta fugirmos de nós mesmos...!!!
Somos responsáveis por tudo que nos acontece e não vítimas do acaso!!!
Se algo de bom, de belo não está acontecendo em nossa vida é porque provavelmente o nosso FOCO está voltado para o lado errado, ou seja, se não está acontecendo o que esperávamos é porque deixamos de plantar coisas boas, de investir em nós e nos outros, de plantar sementes de qualidade, enfim, de AMAR...!
Se formos humildes e reconhecermos os nossos ERROS e FRAQUEZAS poderemos RECEMEÇAR SEMPRE!!!
VAMOS OUSAR MAIS... = CORAGEM!!!

COM AMOR:
REGINA
GRANDE ABRAÇO...
 

EXCELENTES PROFISSIONAIS...


O DNA DOS EXCELENTES PROFISSIONAIS..
LIVRO: O CÓDIGO DA INTELIGÊNCIA
AUTOR: AUGUSTO CURY

* 1ª HÁBITO:
Bons profissionais fazem TUDO que lhe pedem, enquanto Excelentes Profissionais SURPREENDEM, FAZEM ALÉM DO QUE LHE SOLICITAM;

* 2ª HÁBITO:
Bons profissionais CORRIGEM OS ERROS, enquanto  que os Excelentes Profissionais OS PREVINEM;
 
* 3ª HÁBITO:
Bons Profissionais EXECUTAM ORDENS, enquanto Profissionais Excelentes PENSAM PELA EMPRESA;

*4ª HÁBITO:
Bons Profissionais são INDIVIDUALISTAS, enquanto osExcelentes TRABALHAM EM EQUIPE;

* 5ª HÁBITO:
Bons Profissionais  USAM o PODER DO MEDO e das PRESSÕES, enquanto os EXCELENTES usam O PODER DO ELOGIO.

OBSERVAÇÕES:
"...Excelentes profissionais sabem que LIDERANÇA e CARISMA não dependem da CULTURA LÓGICA, acadêmica. Há pessoas CULTÍSSIMAS, mas que são INTRAGÁVEIS, enquanto que há pessoas SIMPLES que são intensamente ATRAENTES.
Muitos UNIVERSITÁRIOS estão se formando sem decifrar miniamente os CÓDIGOS DA INTELIGÊNCIA. Saem hábeis para conviver com máquinas e animais, mas não com pessoas e nem com seus CONFLITOS. Só fazem o trivial, só realizam o esperado. Não surpreendem, não arrebatam, não encantam, não motivam. Não entendem que APRENDER A PENSAR E A SURPREENDER vale mais do que mui tos diplomas."

COM CARINHO:
REGINA
FORTE ABRAÇO...

 

CORPO DE CRISTO = ALIMENTO DO CORPO E DA ALMA HUMANA...



"Em cada Comunhão assumo um compromisso com D-EU-S na minha História, no meu Trabalho, na minha Família e por toda minha VIDA de buscar a ti, SENHOR!!!"
 
"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE!!!"

COM CARINHO:
REGINA CLÁUDIA