quinta-feira, 7 de junho de 2012

AFETIVIDADE e combate à VIOLÊNCIA...

                                AFETIVIDADE x SENSUALIDADE = AMOR CONJUGAL


                                         A VIOLÊNCIA EM TODAS AS SUAS FORMAS

A violência - expressão máxima do sentimento de MEDO e IMPOTÊNCIA - aparece em todas as instituições sociais, desde o núcleo mais íntimo, que é a família, passando pela escola, até atingir as grandes instituições sociais. Assim, vamos ter o aparecimento daquilo que chamo de "PSICOPATOLOGIAS DO CONTATO", que são:

* O CONSENTIMENTO: patologia expressa no núcleo familiar, caracterizada pelo abuso físico, sexual, psicológico da criança;
 
* A INVEJA: patologia em que a violência está presente o tempo todo;

* A DESIDENTIFICAÇÃO: ou perda "noção-de-si", onde o sujeito perde ou não consegue construir sentimentos de solidariedade, gratidão, caridade, etc.;
 
* O USO DO DINHEIRO COMO PODER: que "castra" a afetividade e a elimina;

* A SEDUÇÃO: que é  a apresentação de um "falso afeto", cuja única meta é o "uso" do outro;

* A SEDIÇÃO: que é um movimento de destruir, no social, lugares físicos ou simbólicos.



 

                                                FAMÍLIA, ESCOLA E VIOLÊNCIA

A violência vivida na família vai ser mostrada na ESCOLA, aonde professores, pais e alunos vão se confrontar por "NÃO ACEITAREM REGRAS", e a escola e  pais ainda não se definiram sobre qual "PEDAÇO" do ALUNO/FILHO pertence a cada um. Assim, o PROFESSOR, impotente para controlar o comportamento ou para desencadear o DESEJO DE APRENDER em seus alunos, tornam-se VIOLENTO, com AULAS PERVERSAMENTE DIFÍCEIS E PROVAS PUNITIVAS. O ALUNO, sem desejo de aprender e impotente contra a INSTITUIÇÃO, AGRIDE o professor, o colega e a própria instituição, criando REGRAS INFORMAIS E FOMENTANDO O  APARECIMENTO DE GANGUES - que é o SINAL social BÁSICO da impotência. E os PAIS, divididos entre o desejo de ver o filho DIPLOMADO e de ver a escola como PARCEIRA, agridem o FILHO com CASTIGOS E PENAS, e a ESCOLA com queixas contra professores e a organização.

A MÍDIA E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO

A função mais importante do EDUCADOR - PAIS e PROFESSORES - é a de MEDIAR a constituição simbólica da CRIANÇA, fazendo com  ela uma PARCERIA = facilitar, promover e motivar a APRENDIZAGEM, assim como permitir o aparecimento de um EU que PENSA, que DESEJA,de DISTINGUIR, que SENTE.
O que torna o ADULTO e a CRIANÇA reféns de uma "LINGUAGEM DO PRAZER"  é o   conjunto de mensagens SEDUTORAS, MENTIROSAS e VIOLENTAS que a MÍDIA joga para dentro das INSTITUIÇÕES FUNDAMENTAIS DA VIDA: a FAMÍLIA e a ESCOLA.

A  AFETIVIDADE: sua EVOLUÇÃO e seu PREJUÍZO 

Lembrando que a ESTRUTURAÇÃO da afetividade se dá em FASES: ORAL, ANAL, FÁLICA, LATÊNCIA, ADOLESCÊNCIA E GENITAL - e essas fases têm como condição de realização a presença da EDUCAÇÃO e do EDUCADOR, mas como vivemos um momento histórico-social de profunda impotência e enorme violência, é lógico que a EVOLUÇÃO SAUDÁVEL DA AFETIVIDADE será PREJUDICADA. O prejuizo fundamental é a não evolução PSICOLÓGICA, ocorrendo somente a FISIOLÓGICA. Essa distância vai aparecer entre a MATURIDADE do CORPO e a IMATURIDADE do PSIQUISMO,que pode produzir doenças como a COMPULSÃO ao PRAZER IMEDIATO, a impotência para se tornar um EU, e o desencadear uma ação violenta contra tudo aquilo que não significa PRAZER.


Dr. Ivan  Roberto Capelatto - Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta
Revista: BRASIL Cristão - Maio/2012

BOA LEITURA...

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