quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ARTIGO - A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PESSOAL NA VIDA DOS ADMINISTRADORES

ARTIGO:
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PESSOAL NA VIDA DOS ADMINISTRADORES
(www.administradores.com.br/home/rainha11/artigos/61689/

RESUMO
O presente estudo, mostra que quando o Administrador faz bom uso do Marketing Pessoal exerce sobre as pessoas uma influência, que pode-se chamar de FORÇA DE ATRAÇÃO e essa, refletirá tanto na vida pessoal como profissional, levando-o a  realizar seus objetivos e atingir o SUCESSO.


INTRODUÇÃO 

O nosso objetivo é mostrar a importância de se voltar a atenção para alguns detalhes, priorizando não só na aparência física como também em todas as áreas da vida humana: Espiritual (D-EU-S),  Pessoal (família), Saúde (alimentação, exercícios físicos), Social (amigos), Financeira (investimentos variados) e Profissional (aperfeiçoamento contínuo), porque a primeira e única missão aqui na terra é ser FELIZ, ou melhor, é partilhar esse bem com os outros, sejam familiares, amigos, colaboradores e superiores, tanto dentro como fora dos ambientes de trabalho.



REFERENCIAL TEÓRICO

* CONSTRUA SUA MARCA

Conceito de Marketing - é o conjunto de ações e estratégias com o objetivo de promover o lançamento, desenvolvimento e sustentação de um determinado produto ou serviço no mercado, quando relacionado ao Marketing Pessoal, pode-se dizer que serve para  fortalecer a imagem da pessoa em questão para que haja uma maior e melhor aceitação pelo público ou determinado segmento da sociedade.

O Marketing Pessoal vai muito além da estética, envolve todo o ser. A "LUZ" existente em cada um, precisa brilhar para depois refletir no outro de forma justa, ética, positiva, criativa!!!

Para o autor Erich Fromm (apud PENTEADO 1999, p. 19) - "A principal tarefa do ser humano é dar à luz a si mesmo. Tornar-se tudo aquilo de que é potencialmente capaz".

Se faz mister, elaborar ações estratégicas para se conquistar o mercado. 
O Dr. Lair Ribeiro em seu DVD: o caminho para o sucesso - relaciona alguns pontos importantes, que compara a ingredientes de um bolo, sendo "O BOLO" - o sucesso almejado por todos os administradores de empresas:

a) Autoestima / autoimagem - confiar no seu potencial;
b) Comunicação - poder de persuasão;
c) Metas - estabelecer datas, prazos, determinando um tempo para suas realizações;
d) Atitude - seja positivo - VISÃO DE ÁGUIA;
e) Dedicação ao Trabalho - busque fazer o que gosta para gostar do que faz, independente de quanto vai ganhar financeiramente;
f) Ambição Saudável - aprender a fazer o "DINHEIRO" trabalhar para você (faça investimentos variados).

Diante de tantos desafios a serem vencidos o maior deles é vencer a si mesmo, ou seja, o medo, insegurança, concorrência, portanto, precisa-se de uma base sólida, contendo atitudes empreendedoras como por exemplo, manter um bom NETWORKING (rede de relacionamentos), estabelecer os objetivos que se pretende alcançar, observar o mercado, porque dependendo do mesmo é que se vai adequar o comportamento e as atitudes corretas para encontrar na prática, o êxito desejado.

Para Armando Ferrentini (apud PENTEADO 1999, p. 20) - O Marketing Pessoal "cria o magnetismo, o que chamamos de uma pessoa interessante. Aí fica mais fácil ser ouvido, expor as suas ideias. Se você é apenas uma voz na multidão, correrá o risco de falar para si mesmo".    

Valorize sua marca, seu nome e planeje o seu SUCESSO, estabelecendo suas metas por escrito e veja seus sonhos se tornarem realidade.


* SE TERÁ FRACASSO OU SUCESSO, SÓ DEPENDE DE VOCÊ - SEJA OUSADO, TENHA ATITUDE!!!

Segundo Eliane Dain o Marketing Pessoal, tornou-se uma ferramenta estratégica essencial no processo de se conduzir com sucesso uma marca pessoal no mundo atual em que vivemos.

Não se pode esquecer de algo muito importante o seu VISUAL. 
Vista-se de acordo com o MOMENTO ou EVENTO.

 DÊ ATENÇÃO ESPECIAL:

. Aparência;
. Trajes;
. Acessórios;
. Etiqueta Social;
. Postura;
. Saúde;
. Atitude.

Se faz necessário, cada vez mais de maneira simples, embora elegante - vislumbrarmos um melhor posicionamento no cenário mercadológico com FOCO nas EMPRESAS e SERVIÇOS, que lhe interesse, com o objetivo de transmitir uma IMAGEM pessoal EQUILIBRADA, pois a "...primeira impressão é a que fica".  



METODOLOGIA

O estudo identificou, o conceito de Marketing Pessoal a partir de pesquisa na internet e da pesquisa descritiva que se deu, através de dois docentes do IVA - Administradores, que colaboraram respondendo um questionário em Itapipoca-CE -  (SETEMBRO/2011).


RESULTADOS DA PESQUISA

A pesquisa apresentou alguns pontos que devem ser priorizados pelos administradores para se chegar ou manter o sucesso esperado:

* Aparência - (bem cuidada);
* Postura - (firme, altivo);
* Logomarca - (nome, alcunha ou apelido) - definido;
* Cartão de Visita - (contendo nome, telefone, e-mail);
* Formação Acadêmica - (nível superior / especialização / mestrado / doutorado);
* Currículo (cursos);
* Networking - (rede de contatos);
* E-mail - (utilizar o correio eletrônico).

Características que devem ser desenvolvidas e mantidas, tanto na vida PESSOAL como PROFISSIONAL:

* Versátil, flexível, ousado;
* Atitude, poder de persuasão;
* Bí-língue, atualizado;
* Pró-ativo, criativo, ético, crítico, diferente;
* Responsabilidade Social;
* Eficiente, eficaz.


CONSIDERAÇÕES FINAIS  

É relevante conhecer, valorizar e utilizar o Marketing Pessoal em prol de uma vida pessoal e profissional mais saudável, proporcionando para o indivíduo e para as organizações resultados satisfatórios para todos os envolvidos no MERCADO DE TRABALHO, sejam clientes INTERNOS ou EXTERNOS, pois todos serão afetados, digo, beneficiados.

A partir da pesquisa realizada, sugere-se um NOVO OLHAR para o MARKETING PESSOAL não só pelos administradores, mas por todas as pessoas que buscam ter SUCESSO NA VIDA.



FORMAÇÃO ACADÊMICA:
Pedagoga, Psicopedagoga, Gestora de Pequenas e Médias Empresas com Especialização em Gestão Escolar e Acadêmica de Administração de Empresa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.
E-mail: reginarainha11@hotmail.com 

OBS: Apresentado no I Encontro Acadêmico de Pesquisa e Extensão do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - 14/11/2012 - IVA/UVA - SOBRAL-CE



COM CARINHO:
REGINA CLÁUDIA 
FORTE ABRAÇO!!!