OS PROBLEMA QUE AFETAM O EMOCIONAL, O FÍSICO, E O ESPÍRITUAL DAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS QUE TRAZEM EM SUAS VIDAS O TRAUMA DA REJEIÇÃO.
Texto - Pe. Alírio José Pedrini, SCJ
Todos os anos, durante a QUARESMA, a Igreja no Brasil realiza a CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Tem como finalidade ANUNCIAR, QUESTIONAR, SUGERIR, DENUNCIAR, sobre alguma realidade de interesse, não apenas da Igreja, mas de toda a população brasileira.
CF/2012 - TEMA: "FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA".
LEMA: "QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA".
A respeito da Saúde Pública no Brasil, informados pelos meios de comunicação, todos nós sabemos que deixa muitíssimo a desejar, desde as maiores cidades, até as pequenas vilar do interior de todos os estados. Um atendimento de qualidade é PRIVILÉGIO de poucos, dos RICOS.
* SAÚDE EMOCIONAL
O SER HUMANO DEVERIA PODER TER SAÚDE INTEGRAL:
O SER HUMANO DEVERIA PODER TER SAÚDE INTEGRAL:
FÍSICA, PSICOLÍGICA, EMOCIONAL E ESPIRITUAL.
Infelizmente, por causa de sua natureza humana, sujeita a possibilidades de doenças e enfermidades, pode contrair doenças e ter problemas físicos, psicológicos, emocionais e espirituais.
São problemas que se tornam doenças, causadas por toda forma de RELACIONAMENTOS DOLOROSOS DE DESAMOR. As pessoas vivem carregando em seu emocional: MÁGOAS, RAIVAS, ÓDIOS, IRAS, VINGANÇAS E RESSENTIMENTOS, TRISTEZAS E REJEIÇÕES, DEPRESSÕES E ISOLAMENTOS, por terem sido FERIDAS, MALTRATADAS, INJURIADAS, CALUNIADAS, ENGANADAS E TRAÍDAS. Estes sintimentos emocionais dolorosos tornam as pessoas TRISTES, IMPACIENTES, AGRESSIVAS, DEPRESSIVAS E INFELIZES. Ao mesmo tempo, tais emoções feridas acabam agredindo o FÍSICO, gerando PROBLEMAS DE SAÚDE, como podem também agredir o ESPÍRITO, gerando DOENÇAS ESPIRITUAIS.
Neste campo da SAÚDE EMOCIONAL, são pouquíssimos os brasileiros que têm acesso a profissionais da área, a fim de poderem CURAR os problemas emocionais e VIVER com uma MELHOR QUALIDADE DE VIDA PSICOLÓGICA E FÍSICA. Para os nossos leitores podemos indicar uma "TERAPIA" maravilhosa ensinada pelo DIVINO PSICÓLOGO, JESUS CRISTO. Trata-se da "TERAPIA DO PERDÃO", "terapia do perdoar 70 x 7". Porque as FERIDAS EMOCIONAIS SÃO SEMPRE CAUSADAS PELO DESAMOR DE PESSOAS QUE AGRIDEM.
O perdão dado e repetido mais vezes age como uma "POMADA", e em pouco tempo essas feridas vão sendo curadas, e os sentimentos de mágoas, raivas, ódios, iras, vinganças e ressentimentos, tristezas e rejeições, depressões e isolamento vão desaparecendo.
A vantagem é que essa terapia de JESUS não precisa de um profissional, não custa dinheiro e pode ser realizada todos os dias, como também sempre que ocorrerem NOVAS FERIDAS.
Indico ao leitor o livro - "ORAÇÂO DE AMORIZAÇÃO: a cura do CORAÇÃO". Ele já levou a cura das emoções à milhares de corações feridos. Nesta QUARESMA poderíamos dedicar um tempo para curar todas as feridas que nos foram feitas desde a nossa MENINICE. Seria uma BÊNÇÃO fazê-lo para chegarmos à PÁSCOA, CURADOS e FELIZES, RESSUSCITADOS COM JESUS.
* SAÚDE PSICOLÓGICA
Faço uma distinção entre Emocional e Psicológico, apenas como sinalização prática. Com certeza são milhões os brasileiros portadores de problemas PSICOLÓGICOS, mais ou menos GRAVES. Esses problemas também afetam o EMOCIONAL, o FÍSICO e o ESPIRITUAL. São crianças, adolescentes, jovens e adultos que...:
a) TRAZEM EM SUAS VIDAS O TRAUMA DA REJEIÇÃO;
São aqueles que a Mãe rejeitou ainda em seu VENTRE, ficou triste e revoltada por estar grávida, desejou ou tentou provocar o ABORTO. Essa rejeição é a MAIS TERRÍVEL. Deixa marcas INDELÉVEIS, com conseguências muito lamentável.
b) SÃO OS QUE TRAZEM EM SUAS VIDAS O TRAUMA DA REJEIÇÃO DO SEXO.
Os pais queriam MENINA e veio MENINO, ou vice-versa. Também esse trauma é muito lamentável. Quantos são HOMOSSEXUAIS ou LÉSBICAS por causa dessa rejeição.
c) SÃO OS QUE TRAZEM EM SUAS VIDAS O TRAUMA DA REJEIÇÃO DO AMOR.
Não receberam amor na GESTAÇÃO, nem após o NASCIMENTO, e por vários ANOS. Este trauma deixa uma SENSAÇÃO de VAZIO, de que ninguém o ama, nem o valoriza.
OS TRAUMAS DE SEXUALIDADE TAMBÉM SÃO MUITO PRESENTES NA POPULAÇÃO.
São crianças, adolescentes, jovens e adultos que sofreram algum tipo de VIOLÊNCIA SEXUAL. Essas violências podem induzir o paciente a dois caminhos diferentes:
1º) A ter "HORROR" a SEXO.
A considerar a sexualidade como algo DETESTÁVEL. A não ACEITAR o funcionamento NORMAL e SAUDÁVEL de sua sexualidade. A ter muitas dificuldades no RELACIONAMENTO SEXUAL MATRIMONIAL.
2º) A DESENVOLVER UMA VIDA SEXUAL COMPULSIVA,DESCONTROLADA E ATÉ DESREGRADA.
Essas violências sofridas também podem INDUZIR à HOMOSSEXUALIDADE e ao LESBIANISMO.
OS TRAUMAS DE SEPARAÇÃO MATRIMONIAL.
É cada vez maior o número de casais que se separam, às vezes até bem pouco tempo após o casamento. Pior quando o casal tem FILHOS. Uma separação sempre deixa "FERIDOS": no mínimo os dois CÔNJUGES. Muitas vezes a separação é TRAUMÁTICA, AGRESSIVA, DOLOROSA, IMPREGNADA DE ÓDIO, RAIVA e RESSENTIMENTOS DO CASAL. Às vezes são "feridas" tão PROFUNDAS que transtornam a vida das pessoas, principalmente da MULHER. E quando há FILHOS, são incalculáveis os SOFRIMENTOS e os traumas deixados neles. Quase sempre esses sofrimentos geram, depois, uma CORRENTE: PASSAM DE FAMÍLIA PARA FAMÍLIA QUE VENHA A SER CONSTITUÍDA.
COM CARINHO:
REGINA CLÁUDIA
CUIDEMOS DE NÓS E DOS NOSSOS, COM MUITO AMOR!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário